SOBRE NÓS

HISTÓRIA

A evolução do surf como desporto de alta competição a nível mundial é notável, os surfistas profissionais estão hoje mais perto do que nunca do atleta de alto rendimento olímpico, que vive para treinar e estar no seu mais alto nível de forma. Esta evolução tem se vindo a sentir no nosso país nos últimos 10 anos graças a projetos como a SURFTECHNIQUE, tendo passado por estes surfistas de renome nacional e internacional conquistando vários títulos. A evolução deste projeto irá contribuiu ainda mais para o desenvolvimento do Surf de Alta competição em Portugal. A união que dá nome à ACADEMIA PROFISSIONAL DE SURF tem como objetivo abranger todo o mercado desportivo do surf, desde a iniciação até ao praticante ocasional, passando pela formação até chegar ao Alto Rendimento.

MISSÃO

A ACADEMIA PROFISSIONAL DE SURF tem como missão proporcionar aos jovens a possibilidade de se iniciarem ou complementarem o seu percurso como surfistas e de aperfeiçoarem e maximizarem as suas qualidades como desportistas, passando por várias fases de formação física, técnica, psicológica e indirectamente de conduta e orientação.

DR-surf

DAVID RAIMUNDO

David Raimundo teve a primeira experiência com uma onda, decorria o ano de 1987. Nesse dia, na Praia da Poça, Cascais, ainda não sabia a importância que este desporto viria a ter na sua vida futura. De facto, foram apenas cerca de três segundos a deslizar em cima de uma prancha emprestada. Mas foram se calhar os três segundos mais marcantes da sua vida. Com apenas 11 anos, fez o seu primeiro campeonato de surf em S. Pedro do Estoril. Desde esse campeonato até ao dia de hoje, foram mais de 300 campeonatos que competiu, onde alcançou vários títulos, entre eles Campeão Regional, Nacional Sub16 e Sub18, Universitário, Campeão Europeu de Seleções (2X) e ainda os Vice Títulos Nacionais de Sub16, Sub21, Open. Alcançou também o 4ºe 5º lugar a nível Europeu Individual, e o 15º lugar individual no Campeonato do Mundo.

Em 1996 entrou para a Faculdade de Motricidade Humana, e licenciou-se em Ciências do Desporto, com média final de 14,45 valores, tendo obtido 19 valores como nota final do estágio pedagógico, na Escola Secundária Miguel Torga. Mais tarde fez uma pós graduação em Surf (dois semestres) na Faculdade de Motricidade Humana.

Desde 1997 que está ligado a um dos maiores e mais carismáticos clubes de surf de Portugal, o Surfing Clube da Costa do Sol (SCCS). Inicialmente como vice-presidente, mas desde 1998, como Presidente. Foi responsável pela organização de variados eventos desportivos, desde provas locais, a campeonatos nacionais de surf esperanças, surf open e provas do circuito mundial.

Começou a desenvolver também a função de treinador de surf, em 1997. Passou por escolas como a Guincho Surf School, Surf Academia, entre outras. Em 2000, criou a sua primeira escola de surf, com mais 3 sócios, a Experiência Pura Surf School, na Praia Grande. Em 2004, juntamente com um dos sócios da Experiência Pura (Nuno Telmo), criámos a Surftechnique (inicialmente com o nome Surftec), que tinha objectivos mais virados para o treino de alto rendimento. Este foi um projeto que nasceu dentro da Faculdade de Motricidade Humana, com o Professor Doutor Miguel Moreira. Desde o seu início até hoje, já decorreram quase onze anos. São mais de 35 títulos de Campeões Nacionais desde os Sub12 até à categoria open, vice-títulos Europeus e Mundiais. Ainda em Outubro de 2014, um dos atletas que fez mais de 9 anos da sua formação com a Surftechnique, sagrou-se Campeão Europeu e Mundial de Surf.

Atualmente acumula também o cargo de Selecionador Nacional de Surf. Possui o curso de treinadores de nível 2 da Federação Portuguesa de Surf. Durante mais de 8 anos, foi também o preparador físico dos árbitros de futebol da Associação de Futebol de Lisboa.

NT-surf

NUNO TELMO

Nuno Telmo teve o primeiro contacto com o surf, na praia da Poça, Estoril, em julho, no verão de 1985, prancha de esferovite oferecida pelos pais, porem esse contacto demorou pouco tempo, pois a prancha partiu ao meio no inicio do mês de Agosto e passou o resto do verão a fazer bodyboard, só fazia surf quando alguém emprestava a prancha. Em 1989 recebi a minha primeira prancha de fibra e desde esse momento nunca mais deixou de surfar.

Em 1990 fez o seu primeiro campeonato, nos dias de hoje ainda compete na liga Nacional de Surf, Liga Moche.

Com vários títulos como competidor.

Desde 1997 que está ligado a um dos maiores e mais carismáticos clubes de surf de Portugal, o Surfing Clube da Costa do Sol (SCCS). Inicialmente como Vogal, mas desde 1998, como Vice-Presidente. Foi responsável pela organização de variados eventos desportivos, desde provas locais, a campeonatos nacionais de surf esperanças, surf open e provas do circuito mundial.

Começou a desenvolver também a função de treinador de surf, em 1996. Passou por escolas como a Guincho Surf School, Escola do Miguel Ruivo (Surfing Clube de Portugal), entre outras.

Treinador de surf, nível 2, credenciado pela Federação Portuguesa de Surf. Pós-graduação de surf na faculdade de Motricidade Humana de Lisboa 2010/2011. Reciclagem, preparação, para frequentar o nivel 2 de treinador de surf 1999. Treinador de surf, nível 1, credenciado pela Federação Portuguesa de Surf desde 1997.

Em 2000, criou a sua primeira escola de surf, com mais 3 sócios, a Experiência Pura Surf School, na Praia Grande. Em 2004, juntamente com um dos sócios da Experiência Pura (David Raimundo), criámos a Surftechnique (inicialmente com o nome Surftec), que tinha objectivos mais virados para o treino de alto rendimento. Este foi um projeto que nasceu dentro da Faculdade de Motricidade Humana, com o Professor Doutor Miguel Moreira. Desde o seu início até hoje, já decorreram quase onze anos. São mais de 35 títulos de Campeões Nacionais desde os Sub12 até à categoria open, vice-títulos Europeus e Mundiais. Ainda em Outubro de 2014, um dos atletas que fez mais de 9 anos da sua formação com a Surftechnique, sagrou-se Campeão Europeu e Mundial de Surf.

Atualmente é sócio-gerente na empresa Surftechnique NTDR Lda.

ximenezSurf

MIGUEL XIMENEZ

Miguel Ximenez, natural da praia do Guincho, fez parte da nova geração de surfistas portugueses que chegou ao topo do pódio no Eurosurf 2005. Depois de terminar o ensino secundário, e antes de entrar na faculdade, decidiu tentar ir mais longe como atleta de surf competição, viajando pelos vários spots à volta do Mundo. Conseguindo alcançar os seguintes títulos:

  • Campeão Nacional Esperanças Sub 18
  • Vice Campeão Pro Junior Nacional
  • Vice Campeão Eurojunior Sub18
  • Campeão Eurosurf Open Champion
  • World Qualifying Series Professional

Após os estudos em Tourism Business Management e com experiência profissional em vendas na: Vivamarinha Hotel and Suites, Cascais (actual SHERATON Cascais) e no DE L’EUROPE Amsterdam – The Leading Hotels of the World, Amsterdam. Actualmente é Head of Sales da ZMAR Eco Experience – Alentejo e junta-se como sócio da Academia Profissional de Surf.